terça-feira, 10 de julho de 2012

Justiça e Adoração

Caio Marçal*

“Exorto-vos, portanto, irmãos, pela misericórdia de Deus, a que ofereçais vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: este é o vosso culto espiritual. ” Romanos 12:1


É inegável que o centro da vida cristã é viver em estado de adoração ao Criador. Paulo fala que devemos devotar nossa vida em sacrifício vivo e pleno. O texto também nos convoca para viver contraculturalmente e em completa mudança de mente. Ansiamos adorar em Espírito e em verdade, porém como isso se materializa no cotidiano?
Na bíblia, Deus condena uma adoração que desconecta nosso culto ao Senhor e a defesa dos mais fracos e a promoção da justiça. No livro de Isaías, Deus chega a afirmar que "Quando vindes para comparecerdes perante mim, quem requereu de vós isto, que viésseis pisar os meus átrios? Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação. As luas novas, os sábados, e a convocação de assembleias... não posso suportar a iniquidade e o ajuntamento solene"! Is 1:12,13.
Para solucionar essa situação, é o próprio Deus que dá a resposta: "Lavai-vos, purificai-vos; tirai de diante dos meus olhos a maldade dos vossos atos; cessai de fazer o mal; aprendei a fazer o bem; buscai a justiça, acabai com a opressão, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva". Is 1:17 e 18
O chamado para essa dimensão radical só é possível quando incluímos toda nossa vida e literalmente tudo o que somos. Nós, mais que nossas preces, ajuntamentos, cânticos e liturgia, é que somos culto. Adoração não é um ato religioso, é uma agenda de vida centrada na vontade de Deus.
A boa notícia é que a promessa do Senhor nos purificará de toda mancha do pecado e que provaremos do seu inefável amor. Prossigamos, minhas irmãs e irmãos, em estado de devoção permanente, que nos convida a buscar o Reino de Deus e sua Justiça e manifestar a Glória do Criador em toda terra!

 

Oração: Pai querido, Obrigado porque Tu és o Deus Misericordioso e cheio de amor. Seja o caminho que leva a Justiça e Equidade do teu Reino a trilha onde os nossos pés se aventuram. Nossa devoção, muito mais que palavras, transforme a realidade desse mundo dividido e desigual. Que nosso culto seja  nossa capacidade de se solidarizar e amar o carente. Ajuda-nos, por amor de Teu Nome, a promover a vida e a reconciliar toda criação. Em nome de Cristo, o Cordeiro santo que nos libertar da vontade de querer escravizar, Amém!”.


Em Cristo,

*Caio Marçal – Sec. da Rede FALE e Missionário

Nenhum comentário: