sábado, 5 de junho de 2010

Diaconia recebe visita de representante da Rede FALE

Por Emanuel Rodrigues* 

redefale A Diaconia recebeu, ontem (3), a visita de Morgana Boostel, Secretária Executiva Adjunta da Rede Fale. A visita acontece a partir de um contato feito entre as duas organizações no ultimo encontro dos parceiros da Tearfund que aconteceu em São Paulo (SP). 

O objetivo é que a representante da Rede conheça as ações realizadas por Diaconia durante a VIII Semana do Meio Ambiente que acontece em Afogados da Ingazeira (PE) e as atividades desenvolvidas na área da agricultura familiar. Além disso, a visitante pretende pensar ações conjuntas que possam ser feitas posteriormente.   

Com isso, o Núcleo de Comunicação da Diaconia aproveitou para fazer uma entrevista com Morgana Boostel, que além de Secretaria Executiva Adjunta da Rede Fale, é psicóloga, mora em Vitória (ES), tem 23 anos, é membro da 1° Igreja Batista em Goiabeiras, fez parte da Aliança Bíblica Universitária (ABUB) e atualmente faz parte do Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE).  

Diaconia – O que é a Rede Fale?

Morgana – O Fale é uma rede de pessoas que oram e agem contra a injustiça em vários lugares do Brasil, também um processo de formação política e de conscientização das pessoas para os problemas econômicos e os impactos da desigualdade social. 

Diaconia – Como a Rede desenvolve suas ações em seus locais de atuação? 

Morgana – Nós promovemos campanhas de mobilização e oração que envolve uma temática. A proposta é distribuir por todo o país material de informação para a realização de ações e momentos de oração. A partir disso promovemos debates e outros eventos para a divulgação da campanha. 

Diaconia – Qual o maior desafio do Fale atualmente? 

Morgana – Precisamos trabalhar mais com os grupos locais para trabalhar nossas campanhas numa perspectiva que contemple as necessidades e desafios locais ou da região que o grupo está inserido. O objetivo é identificar os direitos que estejam sendo infligidos e trabalhá-los localmente. 

Diaconia – Você pode citar algum exemplo do que está sendo feito? 

Morgana – O grupo do local do Paraná vem realizando várias ações de conscientização da população para alguns problemas locais, eles vem realizando atos contra a situação dos transportes públicos, além disso, participaram da ultima Marcha para Jesus com faixas denunciando a situação dos órfãos, dos pobres e das viúvas e transformando o evento em Marcha com Jesus e em favor dos desassistidos e pela justiça social. Esse é só um dos vários exemplos que existem em nossos grupos.

Diaconia – Qual a expectativa da Rede Fale a partir dessa vista a Diaconia?

Morgana – Temos o objetivo de conhecer, aprender e somar com o que está sendo feito no campo da juventude, comunicação e outros campos de ação.  

Diaconia – Como está sendo feito o trabalho com as igrejas e quais avanços nessa área? 

Morgana – Como um de nossos objetivos é mobilizar as pessoas em oração pelos temas que trabalhamos temos tido uma boa aceitação tanto dos membros das igrejas como dos lideres e pastores. Nossa proposta é atuar cada vez mais junto das igrejas na realização de nossas campanhas. Um bom exemplo foi a participação das Assembléias de Deus de Belém (PA) durante a realização do Fórum Social Mundial em 2009, eles cederam espaço em seus programas de TV, pois  eles têm um canal de televisão, como deixaram uma equipe de jornalismo cobrindo todas as nossas atividades durante o Fórum.  

Diaconia – Tem sido positiva a participação da juventude evangélica nas ações da Rede? 

Morgana – A maior parte do público que atua no Fale é composto de jovens. O que temos hoje é uma grande participação dessa juventude em espaço de articulação política e de movimentos sociais, algumas vezes o número de jovens evangélicos nesses espaços tem sido tão significativo quanto aos que não são. Precisamos enquanto Rede continuar trabalhando na formação política da juventude cristã.

Diaconia – Sobre as Eleições 2010?

Morgana – Acreditamos que podemos potencializar os debates nas nossas redes locais sobre a importância desse momento para a sociedade. Olhar como um momento estratégico para a formação política. Independente de quem será eleito desejamos que exista um espaço de justiça social que possibilite reais mudanças nas áreas política, educacional e social que acabe com as desigualdades em nosso país. 

Diaconia – Sobre Meio Ambiente?

Morgana – Desde 2006 temos trabalhado esse tema, especificamente com a questão do saneamento ambiental em Marabá (PA), que foi tema de uma de nossas campanhas nacionais. O meio ambiente tem sido violado como um direito e precisa ser respeitado.  

Diaconia – Sobre Juventude? 

Morgana – Atualmente estamos no Conselho Nacional de Juventude e com o grande desafio de representar os nossos jovens nesse espaço de articulação mobilização política. Desde 2007, o tema juventude é um dos eixos da campanha nacional do Fale e temos o objetivo de fortalecer os espaços de controle social e articular com outros movimentos sociais a implementação de políticas públicas na área da juventude.  

*Emanuel Rodrigues trabalha no Núcleo de comunicação da Diaconia.

Nenhum comentário: