terça-feira, 29 de setembro de 2015

Manifesto Evangélico Pró Indígena denuncia abusos


A violência contra povos indígenas se intensificou nos últimos tempos, sobretudo aos Guaranis-Kaiowás, no Mato Grosso do Sul.  Ante a essa situação, mais de  vinte organizações, igrejas e redes evangélicas, entre elas, a Rede FALE, assinaram um manifesto contra a violência a indígenas.

O  “Manifesto da Frente Evangélica Pró Indígena”, tem como finalidade mobilizar a igreja cristã evangélica para orar a fim de que todos os povos indígenas gozem de paz permanente e para que haja a demarcação e homologação de suas terras; e apoiar, manifestar solidariedade, pressionar através de ações de defesa de direitos os órgãos governamentais responsáveis pela causa indígena e usar de todos meios legais para fazer valer os direitos dos povos indígenas à terra que lhes pertence.

Nos últimos 12 anos cerca de 585 indígenas perpetraram suicídio e outros 390 foram  violentamente assassinados no Estado, afirma o manifesto.  Ainda conforme o documento, com a interrupção dos procedimentos de demarcações de terra, cerca de 45 mil Guaranis-Kaiowás continuam comprimidos em apenas 30 mil hectares de suas terras tradicionais.
Entre as reivindicações das organizações, está a não aceitação da PEC 215,  que transfere do Executivo para o Legislativo a competência sobre a demarcação de terras. Segundo o manifesto, seria algo como “dar à raposa a guarda do galinheiro”. Desde 2013, a Rede Fale tem se mobilizado contra esse projeto.


As organizações evangélicas promotoras do manifesto são as seguintes: Aliança Cristã Evangélica Brasileira, Tearfund, Ame a Verdade: Evangélicos contra a Corrupção, Visão Mundial, Instituto Solidare, Renas, ACEV, MEP, Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, Missão Aliança, Igreja Evangélica Congregacional de São Luís, ITEBAS – Instituto Teológico Basileia, Núcleo da FTL-B em São Luís, 2a. Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, Ser Sustentável, Igreja Batista da Redenção de Belo Horizonte, Missão Emanuel, Rede Fale e ALEF (Associação de Líderes Evangélicos de Felipe Camarão).

Para ler e assinar o “Manifesto da Frente Evangélica Pró Indígena”, CLIQUE AQUI.

Nenhum comentário: