sexta-feira, 16 de agosto de 2013

NOTA DE REPÚDIO DE RACISMO E ABUSO DE AUTORIDADE





A Rede FALE vem a público repudiar o abuso de autoridade policial e racismo ocorrido no dia 11 de agosto em Maceió/AL, contra Franqueline Terto dos Santos e Benedito Jorge Silva Filho.

Condenamos não apenas esta situação específica de racismo e abuso de poder, mas recusamos a maneira pela qual o Estado trata a população, discriminando por cor/raça/etnia, tratando de forma diferenciada as negras e os negros de nosso país.

Relegar o racismo a um plano pessoal é ver os casos de abuso de poder da polícia como casos isolados. Na verdade, o que temos hoje é uma série de instituições que participam de um Estado policial e racista, que vigia e pune as pessoas, e que separa aqueles que considera dignos daqueles que julga indignos de uma cidadania de fato e não apenas de direito.

O escritor cubano Carlos Moore afirma, em seu livro Racismo e Sociedade, que “existe uma tendência crescente para trivializar o racismo, seja relegando-o à esfera puramente das relações interpessoais, seja reduzindo-o ao plano dos meros preconceitos que ‘todo o mundo tem’.” Essa tendência tão presente no Brasil acaba por invisibilizar o racismo e seus efeitos devastadores sobre as negras e os negros, inviabilizando as possibilidades de combatê-lo eficazmente.

Essa cidadania seletiva do Estado brasileiro que nega direitos aos negros e negras, dentre outros grupos “minoritários” , se fez presente de forma concreta com a prisão arbitrária de Franqueline Terto dos Santos, integrante da Rede Fale em Alagoas.

Como uma rede cristã, nós, da Rede FALE, evocamos também o testemunho da Bíblia Sagrada, onde está escrito: "Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com favoritismo" (Livro de Tiago, capítulo 2, versiculo 1).

Que a sociedade e o Estado brasileiros não façam diferença entre as pessoas, mas que defendam os direitos de todas e todos, com atenção especial para o modo como alguns grupos vêm sendo historicamente tratados, e que se estende aos dias de hoje. Que a sociedade e o Estado corrijam suas práticas racistas, violentas e discriminatórias.  

Oramos por um arrependimento racial, social e institucional, porque racismo, discriminação e abuso de poder também são pecados!


16 de agosto de 2013.

---

Para saber mais sobre o que aconteceu acesse:

Franqueline e Jorge, após realizarem denuncia. (Foto: Portal G1)





Nenhum comentário: