terça-feira, 25 de junho de 2013

Carta Pastoral da REDE FALE sobre o ocorrido na Maré


Fale – Levante sua voz contra a violência do Estado no Complexo da Maré e em tantas outras periferias do Brasil!

Na última segunda-feira dia 24 de junho, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, com seu Batalhão de Operações Especiais (o famoso Bope), tomou a Favela Nova Holanda, no complexo da Maré, em retaliação à morte de um policial militar em confronto naquele dia. A ação deixou nove mortos e está sendo acusada de falta de planejamento, de ser motivada por vingança e de utilizar força desmedida. Há testemunhos de humilhação e intimidação de moradores e também de execuções sumárias. Ainda hoje, a favela permaneceu tomada pela PM, em um verdadeiro exercício de estado de sítio sob suas/seus moradoras/es, ameaçando seu direito à justiça, à liberdade e à dignidade.

Na Bíblia, o livro de Isaías é abundante sobre as reivindicações por justiça: "O fruto da justiça será paz; o resultado da justiça será tranquilidade e confiança para sempre" (Isaías 32:17). Dentre os efeitos do alcance da justiça, estão a paz, a tranquilidade, a confiança e o direito à vida: "Não mais haverá na cidade criança que viva poucos dias, nem idoso que não complete seus anos de idade." (Isaías 65:20a). 

Aplicando os princípios bíblicos à realidade fluminense e brasileira, podemos concluir que se as injustiças são causadoras da insegurança vivida pelo povo, então, toda ação (seja ela do Estado ou da sociedade civil organizada) que pretenda agir sobre a “segurança” da população sem mexer nas estruturas sociais e raciais injustas é uma medida equivocada. 
O profeta Isaías nos adverte ainda: “Ai dos que decretam leis injustas, dos que escrevem leis de opressão, para negarem justiça aos pobres, para arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo” (Isaías 10:1-2).

Ainda em Isaías, temos também um apontamento das causas das injustiças e desigualdades sociorraciais, em forma de denúncia à concentração de terras por parte de determinado grupo: "Ai de vocês que adquirem casas e mais casas, propriedades e mais propriedades, até não haver mais lugar para ninguém e vocês se tornarem os senhores absolutos da terra!" (Isaías 5:8).

O direito à moradia e o direito à vida têm sido violentados diariamente na cidade do Rio de Janeiro e em outras cidades do Brasil. O Estado brasileiro é responsável por garantir direitos. Cada vez que o poder público autoriza uma invasão policial desse tipo põe em risco a vida de milhares de pessoas moradoras das favelas. Desta forma, o Estado autoriza assim a negação de direitos e por isso deve também ser responsabilizado. 

O que vimos acontecer no Complexo da Maré, na cidade do Rio de Janeiro, neste começo de semana é a repetição e continuação de uma série de violações de direitos a que as populações pobres da cidade passam todos os dias. Tais direitos são zelados e reivindicados pela própria Bíblia, que pede o compromisso e a manifestação pela defesa dos mesmos daqueles que a tomam como regra de fé e prática!

Se você é cristã(o) e cidadã(o), não deixe de manter-se informado, de orar e de agir para que todas as pessoas, sobretudo  as/os pobres, as/os pretas/os e moradoras/res das favelas (alvos preferenciais da violência estatal), tenham vida e vida em abundância, a começar pela garantia dos direitos à moradia , à vida, a ir e vir e a manifestar-se publicamente.

Rio de Janeiro, 25 de junho de 2013
Rede Fale

Nenhum comentário: