quarta-feira, 16 de junho de 2010

Campanha pela aprovação da PEC da Juventude

Participação na campanha ocorre através de mensagens enviadas pelo Twiter

Apostar na juventude é prerrogativa para um país forte, pleno e desenvolvido. Essa é a certeza que impulsiona o trabalho do Conjuve - Conselho Nacional de Juventude que, até o final deste mês, intensifica a campanha pela aprovação da PEC da Juventude. De acordo com a decisão tomada na 21ª Reunião Ordinária do Conjuve, realizada em Belo Horizonte dias 07 e 08 de junho, o objetivo é pressionar o Senado a votar a matéria antes do início da campanha eleitoral.

A Campanha, além de mobilizar junto aos senadores, será focada no ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e atingirá os líderes do Senado, em especial Romero Jucá. O líder do governo já afirmou no plenário do Senado que lutará pela votação da PEC em um único dia. Os lideres de todos os partidos de governo e oposição também serão procurados.

Para Danilo Moreira, presidente do Conjuve, a aprovação da PEC da Juventude seria a demonstração de que existe compromisso com 50 milhões de brasileiros e brasileiras entre 15 e 29 anos. "Esta PEC é indispensável para o fortalecimento das políticas de juventude, é a nossa principal bandeira para 2010. Estamos trabalhando pela sua votação final no Senado a mais de um ano. Construímos um consenso entre os Senadores do governo e da oposição sobre a matéria e entendemos que sua votação é plenamente possível. Não podemos pensar em país desenvolvido se não apostarmos na juventude", enfatizou.

A PEC da Juventude é uma bandeira da 1ª Conferência Nacional de Juventude, que envolveu mais de 400 mil participantes. Os defensores e as defensoras da aprovação da PEC já ocuparam as galerias do Senado por duas vezes, solicitando a aprovação - veja aqui matéria publicada no blog do FALE.

Existe consenso em torno da aprovação da PEC da Juventude, tanto de parlamentares de oposição, quanto do governo. A proposta já passou por todas as comissões no Parlamento e foi aprovada por unanimidade em cada uma delas. Contudo, a matéria espera aprovação desde junho de 2008.

Como participar da campanha

A campanha terá o Twitter como principal ferramenta, e os jovens do país inteiro podem enviar textos para os senadores do seu estado solicitando a aprovação da PEC. Algumas dicas que podem ajudar na mobilização:

1. Conheça os argumentos da PEC da Juventude, faça o download do caderno da PEC aqui e entregue ao senador de seu estado, peça que ele se manifeste publicamente sobre o tema.

2. Reforce seu pedido de aprovação da PEC da Juventude para o Ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha - pelo Twitter - é ele quem define, juntamente com os líderes do senado, as votações.

3. Leia abaixo a listagem de senadores e a sugestão de texto, e envie e-mail e tweet para os líderes do senado. São eles quem definem a ordem das votações no senado. A manifestação via Internet mostrará para os parlamentares que estamos interessados e acompanhando passo-a-passo a tramitação da PEC. (Inclua na mensagem a tag #pecdajuventude).


Sugestão de texto para twitter:
Caro@senadorjuca solicito seu compromisso com a rápida votação da #pecdajuventude

Prezado Ministro @padilhando solicitamos seu empenho para rápida aprovação da #pecdajuventude


Lista de contatos dos líderes no Senado e do ministro das Relações Institucionais


Ministro-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais:
Alexandre Padilha - @padilhando

Líder do Governo:
Romero Jucá - PMDB/RR
romero.juca@senador.gov.br - @senadorjuca

Bloco de Apoio ao Governo:
Aloizio Mercadante - PT/SP
mercadante@senador.gov.br - @mercadante

Líder da Minoria (interino):
Alvaro Dias - PSDB/PR
alvarodias@senado.gov.br - @alvarodias_

Líder do PSB:
Carlos Valadares - PSB/SE
antval@senador.gov.br - @valadarespsb

Líder do DEM:
José Agripino Maia - DEM/RN
jose.agripino@senador.gov.br - @joseagripino

Líder do PCdoB:
Inácio Arruda - PCdoB/CE
inacioarruda@senador.gov.br - @inacioarruda

Líder do PDT:
Osmar Dias - PDT/PR
osmardias@senador.gov.br - @osmardias

Líder do PSDB:
Arthur Virgilio - PSDB/AM
arthur.virgilio@senador.gov.br - @senadorarthur

Líder do PSOL:
José Nery - PSOL/CE
josenery@senador.gov.br - @senadorjosenery

Líder do PT:
Aloizio Mercadante - PT/SP
mercadante@senador.gov.br - @mercadante

Líder do PV:
Marina Silva - PV/AC
marinasi@senado.gov.br - @marina_silva

Fonte: Portal da Juventude

Leia mais:
+ Aprovação da PEC da Juventude na Câmara
+ Avaliação da PEC da Juventude ex-conselheiro da Rede FALE no Conjuve
+ PEC da Juventude - texto completo
+ Conjuve pede a Lula prioridade para as políticas públicas de juventude
+ Senadores manifestam apoio à PEC da Juventude

Um comentário:

George Facundo disse...

lgal a iniciativa... vou participar! já!!!