sexta-feira, 13 de março de 2009

CONJUVE elege presidente da sociedade civil

FALE, ABUB e JOCUM participam da 16ª reunião do Conselho

Nos dias 9, 10 e 11 de março, o Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) realizou sua primeira reunião do ano. Na pauta, além da discussão sobre o Plano Nacional de Juventude, estava prevista a realização de eleição do novo presidente. O CONJUVE é formado por representantes de organizações de juventude e por membros dos ministérios e secretarias do governo que atuam na promoção de Políticas Públicas de Juventude.

Pela primeira vez desde sua fundação, os dois candidatos à presidência do CONJUVE eram representantes da sociedade civil. Com propostas semelhantes, Valério da Costa Benfica, presidente do Centro Popular de Cultura (CPC) e David Barros Araújo, do Instituto de Juventude Contemporânea (IJC), reuniram-se na véspera da eleição com as outras organizações da sociedade civil para um debate.

As organizações de juventude evangélica com representação no CONJUVE estavam presentes e participaram do processo eleitoral. Votaram Sarah Nigri, pela Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB); Geinho, pela Jovens Com Missão (JOCUM) e Roni Cavalcante, pela Rede FALE. Segundo Geninho, da JOCUM, “a eleição de um membro da sociedade civil para a presidência do CONJUVE é um passo histórico no sentido do controle democrático e popular das Políticas Públicas de Juventude no país”.

Ao final da votação, David Araújo foi eleito com 38 votos. Para ele, “a sociedade civil assume um papel de protagonista no conselho, principalmente no diálogo externo. A grande mudança é tomar a frente neste espaço privilegiado de informação e discussão de Políticas Públicas de Juventude que é o CONJUVE”.

David falou sobre os planos para o mandato. “Minha grande expectativa é mobilizar a juventude para aprovar o Plano Nacional de Juventude e construir a sua própria plataforma de direitos para apresentar ao Poder Público. O conselho precisa se fortalecer ainda mais para sermos ouvidos pelo governo e pelo parlamento no que diz respeito a construção dos marcos legais para a Política Nacional de Juventude”.

Além do novo presidente, a mesa diretora do CONJUVE é composta por Danilo Moreira (Vice-presidente) e Zé Eduardo (Secretário Executivo).

(Por Marcus Vinicius Matos)

- Veja também:

+ Organizações do CONJUVE discutem juventude no Mercosul

Nenhum comentário: