quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Proposta FALE para Conferências Livres da Juventude

As Conferências Livres da Juventude integram o processo de construção da I Conferência Nacional de Juventude, que ocorre em abril, em Brasília (DF). Estes eventos são o espaço previsto para levantamento das propostas que serão discutidas diretamente na nacional. Para a juventude evangélica este momento é bastante importante. A mobilização das Conferências Livres abre espaço nos eventos mais amplos e possibilita influenciar a elaboração das Políticas Públicas de Juventude (PPJ), que determinarão importantes questões para a juventude brasileira nas próximas décadas.

+ Como Realizar uma Conferência Livre de Juventude?

1. Requisitos:

É importante observar os requisitos. Para realizar uma Conferência Livre de Juventude que seja considerada pelo governo são necessárias três coisas apenas:
A)- Ela deve ser realizada, no máximo, até o dia 30 de março;
B)- É preciso discutir o Documento Base do Plano Nacional de Juventude;
C)- é necessário preencher o formulário oficial do Governo para que as propostas discutidas na Conferência Livre sejam levadas até a Conferência Nacional.

2. O que fazer?

Existe, no site www.juventude.gov.br, um “Manual para Conferências Livres e Pré-Conferências”, disponível no link “Conferência”. Nele, há uma idéia inicial de proposta de programação. De acordo com esse manual, as conferências podem ser realizadas em meio período ou em um dia inteiro. Não há um modelo obrigatório. O modelo abaixo é, portanto, uma proposta – que pode ser seguida, copiada, aprimorada... !

Há também um “Caderno Temático”, que contém os temas propostos, até aqui, para discussão das Políticas Públicas de Juventude. São eles:

Família; Educação; Cidades e Territórios; Trabalho; Tempo Livre; Drogas; Cultura; Meio Ambiente; Sexualidade; Diversidade; Participação Política; Mídia; Liberdades democráticas.

O que importa realmente é apresentar a discussão das PPJs – o que pode ser feito em uma mesa de debate ou apresentação oral; promover Grupos de Trabalho (GTs) ou oficinas sobre os temas que julgar mais relevantes; e realizar uma PLENÁRIA, ao final, onde serão votadas as propostas de políticas públicas levantadas durante os GTs.


3. Como fazer?

Nossa proposta é que o organizador escolha no máximo três dos temas estabelecidos, encontre palestrantes que dominem a temática principal e decida a metodologia a ser empregada nos grupos de trabalho e plenária. Abaixo, propomos um exemplo para uma conferência apenas na parte da tarde. No entanto, é perfeitamente possível que se organize uma Conferência Livre de Juventude que dure o dia inteiro.

Exemplo:

13:45 - Credenciamento
14:00 - Abertura
14:30 - Celebração
14:45 - Palestra / Mesa de Debate
15:45 - Intervalo
16:00 - Grupos de Trabalho (GTs)
18:00 - Encaminhamentos
18:30 - Atividade Cultural e Encerramento

Dentre os temas possíveis de serem abordados em uma mesa de debates ou em uma palestra, nossa sugestão é que sejam escolhidos aqueles que mais chamam atenção do organizador, seja por maior familiaridade, ou porque a igreja e juventude que apóia o evento já os discutiu antes. Nesse sentido, temos uma lista de contatos da Rede FALE contendo especialistas que podem ser convidados para falar desses temas, em cada região do Brasil. Escolha seu tema e, se achar necessário, entre em contato conosco para convidar um palestrante.

4. Recursos:

- Cadernos Temáticos: todos os cadernos temáticos do governo podem ser baixados e impressos (em colorido ou preto e branco). Eles estão disponíveis no endereço: http://www.juventude.gov.br/conferencia

- Cartões Ore & Envie: vários dos cartões do FALE anteriores trabalharam algumas das propostas temáticas (meio ambiente, educação, saúde, liberdade religiosa, etc).

- Informativo Respondendo Ao Chamado (RAC): nos informativos do FALE, também foram tratadas questões que tem relação direta com os temas propostos.

- Vídeos: temos disponíveis três vídeos para auxiliar discussões nos temas: cidades e territórios; educação; liberdades democráticas.

OBS: Cartões Ore & Envie, os informativos e os vídeos podem ser conseguidos através do contato com um Articulador Regional do FALE ou com um grupo da ABU em sua universidade. Entre em contato pelo site www.fale.org.br e pelo e-mail redefale@gmail.com


5. Organização, Sugestões e Dúvidas:

Solicitamos que você que realizará uma Conferência Livre de Juventude entre em contato com o FALE para nos dizer a data, e contribuir com suas idéias. Qualquer dúvida ou sugestão é bem vinda!

Nosso contato para isso é:

Marcus Vinicius Matos
Coordenador de Campanhas do FALE
E-mail: mv@ufrj.br
Telefone: (21)8808-6934

Nenhum comentário: