quinta-feira, 5 de julho de 2007

FALE leva realidade da favela à Universidade


Movimento promove Mesa de Debates na UFRRJ

Estudantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) participaram, no dia 3 de julho, da mesa de debates sobre Saneamento Ambiental no Brasil, promovida pelo FALE na Semana Acadêmica do Médico Veterinário (Semev). O público teve acesso a informações sobre tecnologias e pesquisas em saneamento desenvolvidas no país, através da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e também assistiu a depoimentos de moradores das favelas da cidade, levados ao público pela Federação das Associações de Favela do Estado do Rio de Janeiro (Faferj).

As palestras foram proferidas pelo professor Isaac Volschan Junior, do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente e pelo vice-presidente da Faferj, José Nerson de Oliveira. A coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da UFRRJ, Miliane Souza, fechou as preleções da noite com considerações sobre o diálogo entre o conhecimento produzido nas universidades e a realidade cotidiana.

O professor Isaac Volschan salientou a importância das pesquisas realizadas nas universidades. “A universidade tem muito a contribuir com pesquisas tecnológicas e de viabilidade econômica dos projetos”, afirmou. Para José Nerson, da Faferj, a falta de interesse político na execução de obras efetivas nas favelas é um dos principais problemas nas questões sociais. “Se os problemas forem resolvidos, o político vai pedir voto onde? Você não vê político de prédio em prédio, pedindo voto em Copacabana”, declarou Nerson. Além de abordar temas como violência nas favelas, ele exibiu um vídeo com depoimentos de moradores sobre obras incompletas nestas comunidades. Segundo o sindicalista, esta foi a primeira vez que o vídeo foi apresentado em uma universidade.

A professora Miliane fechou as palestras com reflexões sobre o diálogo entre conhecimento e realidade. “A reflexão que eu gostaria que vocês saíssem daqui fazendo é que posicionamento eu vou adotar, na comunidade onde atuo como profissional, para gerar melhorias significativas neste local”.

O ciclo de palestras sobre Saneamento Ambiental prossegue nos dias quatro e cinco de julho, na UFRRJ. Organizadas com três eixos temáticos transversais, as mesas de debate discutem sobre ‘Direito a saneamento ambiental’, ‘Favela e urbanização no Estado do Rio de Janeiro’ e ‘Políticas públicas em saneamento ambiental no Brasil’. Maiores informações você encontra logo abaixo, nesta mesma página. Sobre a XXIV Semev, acesse http://www.ufrrj.br/eventos/semev/ .

Nenhum comentário: