segunda-feira, 12 de março de 2007

O que é o Fale?

O Fale é uma rede de pessoas que oram e agem contra a injustiça em nosso país e no mundo, com especial atenção para os aspectos econômicos e seus efeitos na desigualdade e na ampliação da miséria.

Nossa proposta é produzir informações regulares para a ação e oração em campanhas de pressão pública através de envio de cartões postais (Ore & Envie). São promovidas atividades, debates e eventos públicos em diferentes cidades para a disseminação das campanhas anuais. Também produzimos o boletim Respondendo ao Chamado com experiências, artigos analíticos, notícias e informações do movimento, das campanhas, das atividades dos grupos em todo o Brasil e informações sobre as organizações e movimentos parceiros.

Os Temas com os quais trabalhamos são: Água e Saneamento Ambiental, Crianças e Adolescentes em Situação de Risco, Justiça no Comércio Internacional, Pobreza e Desigualdade Social e Construção da Paz

O Fale possui os seguintes valores-chaves:

Centralidade de Jesus: cremos que devemos centrar tudo o que somos, fazemos e dizemos em Jesus. Queremos que nossa ação pela verdade e justiça glorifique a Deus.Todo o nosso trabalho é feito como expressão de nosso amor por Deus.

Crença na Bíblia: cremos que a Bíblia é inspirada por Deus e existe para guiar-nos em todas as questões de fé e conduta.

O Espírito Santo: cremos no Espírito Santo, enviado aos crentes como fruto das promessas de Jesus. Cremos que os dons do Espírito são para hoje e queremos encorajar as pessoas a manifestá-los.

Comunidade: cremos na comunidade de crentes e na necessidade de mantê-la em relações mais amplas e na própria rede, lutando contra o espírito de alienação. Estamos comprometidos com relacionamentos em tudo, “as pessoas antes dos projetos”. Estamos comprometidos com as relações uns com os outros e com as organizações parceiras.

Compartilhar nossa fé: cremos na importância de compartilhar nossa fé com os outros e de levá-los a uma relação pessoal com Jesus. O FALE é o nosso papel na Grande Comissão.

Discipulado: Cremos na importância da santidade pessoal e na nossa responsabilidade de estimular uns aos outros para uma santidade radical. Também reconhecemos as inter-relações entre a santidade pessoal e a santidade social.

Oração: cremos na importância e no poder da oração e na responsabilidade de orar pela transformação na vida dos indivíduos e nas situações de injustiça social e pela salvação da nossa geração.

Levantar a voz contra a injustiça: reconhecemos a importância de toda campanha pela justiça como parte da Grande Comissão de fazer discípulos de todas as nações. Estamos comprometidos com a campanha pela justiça de uma maneira que está conectada com nosso desejo de louvar a Deus.

Comprometimento com os pobres: estamos comprometidos com os pobres, com honrá-los, ouvi-los, estar com eles nas suas lutas, empoderando-os para exigir seus direitos.

Empoderamento: estamos comprometidos com a busca por ver essa geração aceitar sua responsabilidade para falar pela justiça e compartilhar sua fé, bem como receber de Deus o poder para seguir Seu chamado.

Arte e Cultura: temos um compromisso com o comunicado da verdade e justiça de Deus por meio da diversidade cultural. Cremos que Deus quer a redenção das culturas. Cremos que cada tentativa de comunicar Deus deve ser feita de uma forma que não comprometa a essência do Evangelho, mas que respeite a cultura daqueles a quem a mensagem é dirigida.

O Ethos da Rede: ser uma rede na qual a responsabilidade é dividida.

Filosofia Integrada: cremos na importância de levar uma abordagem integral da oração, campanha, compartilhamento da fé, discipulado e comunidade, mantendo juntos todos esses valores, que estão intimamente conectados.


O FALE afirma as bases de fé da ABUB (Aliança Bíblica Universitária do Brasil). Os valores-chave são importantes para construir, modelar e encorajar os grupos.

3 comentários:

Nice disse...

Fale,
Não sei se vcs sao conhecedores da situação que o ceará está passando em relação ao nosso governador. A opiniao publica está cada vez mais contra ele, mas a questao que quero falar é o descaso que demonstrou em algumas afirmações com a educação. A indignação de algumas pessoas e revolta tb tem gerado protestos, greves, não esta sendo respeitado o piso salarial do professor aqui no ceará, pelo que dizem os panfletos dos protestantes.
Engraçado usar essa palavra em relação a quem protesta, pela primeira vez fiz isso e nao em relação aos evangelicos rsrs
enfim,
Fale, gostaria de saber se ha algo sendo feito em relação a isso
meu email é nicedecristo@hotmail.com
espero resposta
Paz

Prdercio disse...

Qual o viés político partidário da liderança deste blog. pois há uma indicação de que neste período as esquerdas radicais irão promover eventos para direcionar para determinado partido que está entrando em desespero com a queda nas pesquisas?

Prdercio

Morgana Boostel disse...

Prezado Prdercio, o FALE é supra partidário. Existem pessoas de vários partidos dentro do fale, inclusive quem não tem nenhuma filiação. Nosso viés é pela luta da justiça e nesses principios descritos acima.